terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Desenvolvimento Profissional







O nono encontro da formação "Cinema na Escola: Construindo espaços de cidadania" foi no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) que funciona no Centro Integrado de Cultura (CIC).
Foi realizada uma visita guiada pela exposição. Objetos de cenas, figurinos, fotografias, cartazes, cenários compuseram esse cenário dos filmes catarinenses, que contou com o curta “Laços” de Karine Joulie, nossa querida colega e integrante da equipe “Cinema na Escola”
Fonte: https://cinemanaescolanica.wordpress.com/2017/06/06/memoria-do-nono-encontro-construcao-do-projeto-audiovisual/







------------------------------------------------------------------------------

Nos dias 4 e 18 de fevereiro de 2017 participei do JS4girls (JavaScript para garotas) na faculdade Cesusc. Essa iniciativa propõe empoderar meninas no meio tecnológico.
Os workshops foram ministrados por Lahana Lameira (HTML, CSS e lógica de programação) e Michele Jacinto (acessibilidade na web).
O objetivo de participar dessas formações é pensar em estratégias para uso das mídias na educação.





--------------------------------------------------------------------------------



As professoras Giselle Medeiros e Elaine Martins, da esquerda para a direita, já estão planejando atividades para a Sala Informatizada em 2017 na Escola Herondina! Na sexta-feira, 27 de novembro, participaram do curso Cinema na Escola - construindo espaços de cidadania, oferecido pela UFSC e MIS (Museu da Imagem e do Som) de Santa Catarina. Aguardem!












------------------------------------------------------------------------------

No dia 19 de novembro ocorreu o treinamento para mentores do Technovation Challenge 2017.
Além de orientações sobre como será desenvolvido o projeto no ano que vem, ocorreu também uma recapitulação de como aconteceu o Technovation 2016.
Na Escola Herondina tivemos 6 participantes, distribuídas em 3 times. Um dos times, composto por Júlia e Rayany da Turma: 91 foi semifinalista da América Latina com o app Pet Goal, um aplicativo que favorece a adoção de animais abandonados.




--------------------------------------------------------------------------------


No dia 7 de outubro participei da "Oficina de Computação física para professores" na UFSC, organizada pela Iniciativa Computação na Escola juntamente com meus colegas professores de tecnologia educacional da PMF e NTM.
"A oficina foi dividida em duas etapas: na parte da manhã os professores aprenderam sobre computação física, programando um robô utilizando Scratch. Na parte da tarde os professores discutiram como aplicar uma oficina de computação física em suas escolas, levando em conta aspectos técnicos e didáticos." http://www.computacaonaescola.ufsc.br/?p=1979

-----------------------------------------------------------------------------------

Participo de um grupo no aplicativo telegram chamado pybabies composto por várias pessoas do Brasil envolvidas e interessadas no ensino de programação para crianças.
Em outubro de 2016 na Conferência PythonBrasil, que aconteceu em Florianópolis, três representantes do grupo fizeram uma palestra relâmpago sobre as iniciativas do pybabies.
http://www.slideshare.net/TaniaAndreaMirandaMoreira/sobre-pybabies-na-pythonbrasil12
Contato: http://bit.ly/2ebWnDt  telegram

---------------------------------------------------------------------------------


Na formação continuada do Núcleo de Tecnologia da Prefeitura Municipal de Florianópolis - NTM do dia 23 de setembro de 2016, apresentei aos meus colegas, professores de tecnologia educacional, como foi a participação da Escola Herondina no programa Technovation Challenge e em seguida ensinei como criar um aplicativo simples na plataforma do app inventor.





------------------------------------------------------------------------------------

Curso de Introdução a Educação Digital

Atividade realizada no programa palapeli
Nos dias 19 e 20 de setembro participei de oficinas presenciais do curso EAD Introdução a Educação Digital no CETEP - Centro de Tecnologia Assistiva da FCEE - Fundação Catarinense de Educação Especial.



Atividade realizada no aplicativo padlet

---------------------------------------------------------------------------------------


Resultado da oficina de Stop Motion realizada, no dia 26 de agosto de 2016, no Centro de Educação Continuada da Prefeitura Municipal de Florianópolis parceria da Núcleo de Tecnologia Municipal de Florianópolis com Fundação Telefônica/Vivo. Essa produção foi feita juntamente com meus colegas professores da PMF: Eder S. Rodrigues, Graziela Sarkis e Mirian de S. Espíndula. A oficina foi ministrada por Mônica Rennenberg.


-------------------------------------------------------------------------------------

Participei no dia 18 de junho do JS4Girls  no CESUSC do workshop da linguagem de programação Javascript. 

-------------------------------------------------------------------------------------

No dia 17 de junho junto com os professores de tecnologia educacional tivemos formação no Núcleo de Tecnologia Municipal de Florianópolis - NTM  da Secretaria de Educação Municipal - SME sobre  Google sala de aula.


-------------------------------------------------------------------------------------
Vídeo feito no curso de animação em Stop motion realizado no IFSC - Palhoça


-------------------------------------------------------------------------------------

No dia 10 de março de 2016 foi realizado o 3º encontro - Pyladies. Tivemos a oportunidade de aprender mais exercícios da linguagem de programação Python com Letícia Portella e Mariana Scaff.

-------------------------------------------------------------------------------------

No dia 13 de fevereiro o Encontro de Mentores, do programa Technovation Challenge, foi realizado na empresa Resultados Digitais. 

O programa Technovation Challenge é um programa mundial, que mobiliza meninas de 10 a 18 anos a desenvolverem um aplicativo de celular que solucione um problema da comunidade. Este é o primeiro ano, que estudantes de Florianópolis poderão participar.





Neste encontro, as embaixadoras do Technovation em Santa Catarina, Desirée Maestri, Júlia Machado e Mariana Scaff apresentaram o programa e nos explicaram como funcionará a Hackday Floripa no dia 20 de fevereiro, que ocorrerá a mobilização das meninas interessadas em criar apps  no SEBRAE.
Após as orientações, iniciamos a aprendizagem da ferramenta do Google - App Inventor, que é utilizada no programa Technovation Challenge.

-------------------------------------------------------------------------------------

No dia 30 de janeiro  de 2016 participei do 2º encontro - Pyladies. O Pyladies agrega pessoas interessadas em linguagem de programação. O encontro aconteceu na empresa Ecentry em Florianópolis - SC.



Neste encontro tive o primeiro contato com a linguagem de programação python.

----------------------------------------------------------------------------------------


-------------------------------------------------------------------------------------

No dia 20 de novembro apresentei  na formação Multideas um episódio de aprendizagem situada aplicado na Escola Herondina - "Pode brincar na escola? Uma proposta metodológica de Episódio de Aprendizagem Situada - EAS.







- - -- - - -- - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


No dia 9 de novembro de 2015 tive o prazer de assistir a palestra de José Moran, professor aposentado da USP,  que trabalha com projetos de mudança na educação presencial e online, focados em  metodologias ativas, valores, criatividade e tecnologias móveis.
José Moran veio a Santa Catarina palestrar no I Seminário de Educação Assistiva e Educacional da Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE em São José - SC.
Moran recapitulou em sua apresentação o panorama da educação presencial e a distância; indicou caminhos e possibilidades no uso das tecnologias digitais. 

                              

- -- - - -- - - - -- - - - - -- - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - -- - -- - - - - - 

 Curso de Formação Multideas - Multiletramentos e aprendizagens formais e informais: possíveis diálogos em contextos escolares e culturais - UFSC.
 Grupo coordenado por; Mônica Fantin.


Atividade em grupo com as colegas da PMF do Núcleo de Tecnologia Municipal

Planejando um EAS - Episódio de Aprendizagem Situada. 


- - -- - -- - - -- - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - 



No dia 18 de setembro de 2015 ocorreu o Seminário Leitura de Imagem: uma proposta de formação a distância. Este seminário foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Tecnologia Educacional e Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM.

Com o tema: "Releitura da obra de Tarsila do Amaral inspirada em Vik Muniz" apresentei  no seminário a experiência junto as aulas de Artes Plásticas da professora Rosângela Sabini, que foi parceira neste projeto de inserir as multimídias nas aulas de Artes com as turmas de 9º ano.




- - - - -- -- - -- - -- - -- - -- - -- - - -- - - - - -- - - - -- - - -- - - - - -- - - 















Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2008 SI da Escola Herondina (2015-2017)  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros